Receitas

Bolo de Rolo

  • Data 24/06/2014
  • Data Termos relacionados:

Bolo de Rolo

Imagem meramente ilustrativa

Ingredientes

Massa

4 ¼ xícara de farinha de trigo Vilma;
2 ¾ xícara de açúcar;
2 ½ xícaras de manteiga com sal;
15 ovos.

Recheio

½ xícara de água;
500g de goiabada cortada em pedaços;

Acessórios

8 pedaços de papel-manteiga de 38,5 x 25,5 cm;
Assadeira de 40 x 27 cm.

 

Modo de preparo

Recheio

Leve a goiabada com a água ao fogo médio, mexendo às vezes, até derreter. Deixe esfriar.

Massa

Distribua as folhas sobre a mesa e unte-as com manteiga. Bata a manteiga com o açúcar por 10 minutos ou até ficar homogêneo e de cor clara. Acrescente os ovos, batendo sempre.

Junte a farinha de trigo peneirada e misture com uma colher de pau até obter uma massa fácil de espalhar. Aqueça o forno em temperatura alta. Vire a assadeira de cabeça para baixo e forre o fundo com papel-manteiga.

Com uma espátula ou um pincel, espalhe uma xícara e um quarto de xícara da massa sem deixar falhas. Asse por 3 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude.

Estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. Com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da goiabada.

Enrole a massa como se fosse um rocambole, pelo lado mais comprido, apertando ligeiramente. Reserve e libere o pano para receber a próxima camada de massa.
Ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior.

Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, formando um rolo mais grosso.

Repita a operação com as outras camadas. Depois de pronto, polvilhe com açúcar peneirado. Sirva o bolo em fatias bem finas.

Receita
Foto: Sérgio Lobo




ESSE CONTEÚDO FOI ÚTIL PRA VOcÊ?

SIM NÃO

DEIXE UMA RESPOSTA