A Vilma

1º Encontro Técnico Vilma Alimentos

  • Data 23/05/2013
  • Data Termos relacionados:

DSC02138

Aconteceu ontem, dia 21 de maio, o “Encontro Técnico da Vilma Food Service” destinado exclusivamente às panificadoras inscritas no “Pães e Quitandas de Minas | 2013”. O festival é de responsabilidade da AMIPÃO – Associação e Sindicato de Panificação de Minas Gerais – e do ITPC – Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria – em parceria com o SEBRAE/MG, que tem o objetivo principal incentivar a cultura gastronômica mineira, valorizando o produto artesanal do estado.

O encontro técnico oferecido pela Vilma Alimentos, um dos patrocinadores do festival, teve como objetivo principal apresentar o mix de produtos da marca, destinado ao setor de panificação, e a participação ativa na etapa de desenvolvimento das receitas, fase esta que vai até de dia 30 de julho, data limite para entrega das receitas criadas pelas panificadoras.

Renata Murta, gerente de foodservice, inicia o encontro falando dos objetivos e motivos da parceria da Vilma Alimentos com o Festival Gastronômico Mineiro. A coordenadora diz que o intuito do evento foi divulgar a “cara nova” da Vilma no setor foodservice e aproximação com os profissionais participantes. Concluiu dizendo que a Vilma percebeu no Pães e Quitandas de Minas a oportunidade para ampliar o relacionamento com as padarias.

Durante o ‘bate papo’ foram apresentadas receitas desenvolvidas pelo chefe de cozinha do Centro Técnico Vilma, Elias Alves, com produtos Vilma e também os ingredientes obrigatórios para este ano no Festival que são: Milho e Leite. Estavam disponíveis no cardápio: Torta salgada recheada, pão de queijo a base de leite e milho, bolo de milho cremoso, broas, dentre outras delícias.

Estiveram presentes neste primeiro encontro algumas padarias já inscritas no Festival, como a Forno D’oro, Castelinho, Sabinão, Trigo Nobre, Panecito, Pão da Serra, etc., todas já participantes do festival do ano passado e com expectativas para 2013.

Em conversa com Anderson, responsável pela produção da Padaria Forno D’oro, o mesmo afirmou que o Festival do ano passado foi muito interessante, pois forçou a criatividade dos participantes. E continuou “Para este ano estamos com as melhores das intenções e entrando com o objetivo chegar a final, ficando entre as 5 receitas selecionadas!”.

A etapa citada por Anderson faz parte da segunda fase do Festival, onde os clientes das empresas de panificação terão um mês – do dia 04 de setembro a 04 de outubro – para votarem nos produtos do Festival. Após apuração do voto popular serão escolhidos os 5 finalistas que disputarão a grande final, julgamento  técnico, durante a feira da Superminas, que acontece dos dia 22 a 24 de outubro.

Completando as expectativas de Anderson, a proprietária da padaria Forno D’ouro, Aline, declarou que “Poder conviver com a criatividade dos profissionais é incrível. Sempre tem um tema – ingredientes do festival: milho e leite – que parece ser óbvio, mas sempre surgem receitas criativas e inovadoras, que acabam valorizando o profissional e o setor.”

A última etapa do encontro foi a visita à Loja Conceito da Vilma Alimentos, onde as panificadoras presentes no encontro ganharam um voucher no valor de 150,00 para consumo no estabelecimento até o dia 30 de junho. Uma novidade do Pães e Quitandas de Minas | 2013. Em conversa com Aline, proprietária da Padaria Sabinão, ela destaca a inovação e organização do festival neste ano. “Os prazos estão melhores, principalmente no desenvolvimento de receitas, está tudo acontecendo com muita antecedência. E as ações desenvolvidas, como este encontro técnico, motiva a todos nós. E para a nossa padaria mais ainda, estamos no processo de inovação, e pretendemos inaugura-la em setembro, aproveitando a visibilidade do festival e a capacitação oferecida.”

Em breve será organizado mais um encontro técnico com os outros inscritos do festival, e mais ações com novidades do festival.

DSC02152




ESSE CONTEÚDO FOI ÚTIL PRA VOcÊ?

SIM NÃO

DEIXE UMA RESPOSTA