Entre os utensílios e ferramentas mais importantes de qualquer cozinha, é inegável não dizer que as panelas ocupam um lugar privilegiado nos nossos armários e corações. Por isso, é importante ter produtos de qualidade, que facilitem o preparo dos alimentos e garantam refeições saborosas e nutritivas. Neste post, o blog da Vilma apresenta os principais tipos de panela, para que você possa fazer escolhas que vão facilitar o seu dia.
Tipos de panelas mais comuns
Panelas de inox. As panelas de inox estão entre as mais populares. Elas são feitas de aço inoxidável, um material altamente durável e resistente a manchas e corrosão. As panelas deste tipo distribuem bem o calor, o que ajuda a cozinhar os alimentos de forma uniforme. Elas são fáceis de limpar e podem ser usadas em fogões a gás, elétricos e vitrocerâmicos.
Panelas de cerâmica. São uma ótima opção para quem busca um utensílio com antiaderente. Além disso, a cerâmica é um material durável, fácil de limpar e que não libera resíduos tóxicos nos alimentos, sendo ótimas para cozidos, refogados e frituras.
Panelas antiaderentes. As antiaderentes são revestidas por polímeros sintéticos, material que não permite que os alimentos grudem no fundo. São uma ótima opção para quem quer facilitar o preparo das refeições, pois não é necessário usar muito óleo ou gorduras
Panelas de alumínio. Um dos tipos de panelas mais baratos do mercado, as panelas de alumínio são leves e resistentes. Elas tendem a distribuir bem o calor, o que ajuda a cozinhar os alimentos de forma uniforme. Fáceis de limpar, porém podem oxidar com o tempo.
Panelas de ferro fundido. Altamente duráveis, as panelas de ferro fundido são ótimas na retenção de calor, proporcionando cozimento uniforme e consistente. São feitas de um material que não oxida. O peso, entretanto, pode prejudicar o manuseio.
Panela de vidro. A maior vantagem desse material é que ele não reage quimicamente com os alimentos, preservando o sabor natural, além de permitir acompanhar o processo de cozimento sem precisar levantar a tampa. Porém, vale citar que é uma panela mais frágil para manusear.
Panela velha é que faz comida boa?
Sérgio Reis bradava nos anos 80 que “panela velha é que faz comida”, mas a realidade é que panela que faz comida boa, é panela bem conservada. Por isso. Separamos mais dicas para aumentar a durabilidade desses utensílios
- Lave as panelas com água morna e sabão neutro. Evite usar produtos abrasivos, pois eles podem danificar o revestimento antiaderente.
- Não use esponjas de aço ou palhas de aço. Esses objetos podem riscar o revestimento e causar danos.
- Evite deixar panelas quentes de molho em água fria. Isso pode causar choque térmico e danificar o revestimento.
- Seque as panelas imediatamente após a lavagem. A umidade pode causar ferrugem e corrosão.
- Guarde-as em um lugar seco e arejado. Evite locais úmidos e quentes.
Você já conhecia todos esses diferentes tipos de panelas? Pretende adquirir algum deles para sua cozinha? Escreva nos comentários.