Quem não gosta de uma saladinha acompanhada de uma bela refeição?! Elas podem não ser a estrela principal, mas fazem a diferença, inclusive na nossa saúde. E com tantas variedades e diferentes tipos de salada, resolvemos explorar o assunto e trazer para você as melhores e mais clássicas combinações. Acompanhe:
Tipos de salada: Caprese
A salada Caprese é um clássico da culinária italiana. Composta por tomates, muçarela de búfala, manjericão, azeite de oliva e vinagre balsâmico, este prato é uma explosão de sabores e combina perfeitamente com carne grelhada e massas.
Tipos de salada: Caesar
A salada Caesar é outra favorita, especialmente quando servida com peito de frango. É elaborada com alface, croutons, queijo parmesão e molho caesar. A receita nasceu no México, através de um chefe de cozinha italiano.
Tipos de salada: Grega
Outra salada que merece destaque é a Grega. Esta iguaria também tem origem mediterrânea e seus principais ingredientes incluem tomate, pepino, cebola roxa, azeitonas kalamata, queijo tipo feta. É temperada com azeite de oliva, suco de limão, orégano e sal. Um prato que combina perfeitamente com carnes grelhadas, peixes ou frango.
Tipos de salada: Walford
A Waldorf é uma ótima opção para quem deseja experimentar um sabor mais sofisticado. Essa criação clássica nasceu em Nova York e combina maçãs fatiadas, aipo, nozes e uvas, envolvidos em um molho cremoso feito com maionese e iogurte. A pedida certa para acompanhar carnes grelhadas e surpreender no jantar.
Tipos de salada: Niçoise
Criação clássica da culinária francesa, mais precisamente da região de Nice, a salada Niçoise pode ser servida até mesmo como o prato principal. Os ingredientes básicos dessa receita incluem: atum, batatas cozidas, ovos cozidos, azeitonas pretas, feijão verde e tomates
E é claro que se tratando do blog da Vilma, não poderíamos deixar de fora uma combinação inesperada, mas cheia de sabor: macarrão salada. Confira uma receita especial que preparamos para você
Salada de Macarrão Integral
Ingredientes:
- 200g de parafuso Vilma integral
- 1 xícara de brócolis, cozido e cortado em floretes
- 1/2 xícara de cenoura, ralada
- 1/2 xícara de milho cozido (pode ser enlatado)
- 1/4 de xícara de cebola roxa, picada
- 1/4 de xícara de salsinha fresca, picada
Molho:
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- Suco de 1 limão
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- 1 dente de alho, picado (opcional)
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão integral de acordo com as instruções da embalagem, até que fique al dente. Escorra e reserve. Em uma tigela grande, misture o brócolis, cenoura, milho, cebola roxa e salsinha.
Em outro recipiente prepare o molho misturando o azeite de oliva, vinagre balsâmico, suco de limão, mostarda Dijon, alho, sal e pimenta.
Despeje o molho sobre os ingredientes na tigela grande e misture bem.
Adicione o macarrão integral cozido à salada e misture até que todos os ingredientes estejam bem combinados. Deixe-a esfriar na geladeira por cerca de 30 minutos antes de servir.
Você já conhecia algum desses tipos de salada? Tem o seu favorito? Deixe nos comentários.